fbpx
(11) 97544-0606 | (11) 97257-1451
Siga:

Mesas Marcadas e Setorização de Lugares: Fazer ou Não?

Mesas Marcadas e Setorização de Lugares: Fazer ou Não?

Olá pessoal!
Hoje quero trazer para vocês um assunto que é uma dúvida muito grande dos noivos quando se refere à organização dos convidados na festa.

Quando chega próximo do casamento, eles fazem a mesma pergunta: Devo ou não marcar as mesas dos convidados na festa?

E a resposta quase sempre é: DEPENDE!

Isso mesmo! Depende das variáveis do casamento, número de convidados, espaço físico e mobiliário disponível, estilo da festa, equipe de recepcionistas…

Vou explicar de forma bem simples quando marcar ou não as mesas:

QUANDO DEVEM MARCAR AS MESAS

Espaço limitado:

Quando o número de convidados da lista for o mesmo ou muito próximo do número de lugares máximo que o espaço comporta, é bastante recomendado a marcação das mesas. Geralmente os espaços montam 10% a mais de mesas em relação ao número de convidados contratados, porém, se o espaço não comportar montar estas mesas extras, as famílias grandes que chegarem por último, podem não encontrar uma mesa vaga somente para ela. Não que não existam lugares, mas sobram lugares “picados” (01 lugar em uma mesa, 02 lugares em outra e assim vai). Então esta família terá que se dividir para todos sentarem. Portanto, quando o número de convidados na lista ocupar a capacidade máxima do salão, com certeza, orientamos a marcação das mesas!

Agrupar pessoas com afinidade:

Quando os noivos querem agrupar os convidados por afinidades (familiares, amigos da empresa, amigas da faculdade, amigos do futebol…) o ideal é marcar as mesas. Assim todos se conhecem e podem conversar tranquilamente  e ter uma festa agradável. Afinal, quantas vezes já foi convidado para um casamento e se sentou em uma mesa que não conhecia ninguém e se sentiu um pouco mais constrangido ou tímido de puxar assunto? Então se querem interação entre todos na mesa, faça a marcação!

QUANDO NÃO DEVEM MARCAR AS MESAS

Número de convidados grande:

Acima de 200 convidados não recomendo usar este serviço. Principalmente se todos chegarem ao mesmo tempo na festa, por exemplo chegando da igreja no salão. Por mais que as recepcionistas sejam ágeis, sempre forma fila na entrada e alguns convidados podem ficar incomodados em esperar buscar o nome na lista e localizar o lugar correspondente da mesa.

Vários acessos:

Se o espaço tiver vários acessos de convidados para a festa ou se existir um fluxo grande de convidados entrando e saindo pode atrapalhar o serviço e causar confusão na distribuição das mesas.

Quando não há equipe suficiente para realizar o serviço:

Se não há equipe suficiente para fazer a recepção e direcionamento dos convidados para as respectivas mesas, o serviço pode ficar lento e desorganizado.

TIPOS DE MARCAÇÃO E SETORIZAÇÃO

Quando falo em marcação de mesas, não estou me referindo à marcação de lugares. No exterior a marcação de lugares pode até funcionar, mas aqui no Brasil o ideal é definir em qual mesa aquele grupo de pessoas irá se acomodar e não o lugar específico onde cada um deve sentar. Desta forma os convidados podem escolher em qual lugar gostariam de ficar dentro daquela mesa pré-determinada pelos noivos.

A marcação mais comum é através de números. Previamente, os noivos dividem os convidados nas mesas e na recepção dos convidados, conferimos na lista o nome do convidado e em qual mesa ele deverá se sentar. Pode ser entregue um cartão com o número ou mesmo a recepcionista pode levá-lo até sua respectiva mesa.

Além da marcação de mesas com números, existe também a possibilidade de fazer a Setorização, ou seja, o convidado é direcionado para um setor específico e podem se sentar em qualquer mesa que desejar dentro desse setor. Quando os noivos não querem determinar qual mesa exata o convidado deve sentar, eles criam esses setores. Eles podem ser nomeados de diversas formas: Nomes das Famílias, Cores, Nomes de flores, Frutas, Comidas, Bebidas, Músicas, Bandas, Artistas, Pedras preciosas… Daí vai da criatividade do casal e o que mais representa o estilo deles.

Prós

  • Serviço mais organizado
  • Garantia que todos ficarão sentados com pessoas de uma mesma família, grupo de amigos e que possam conversar com todos e ter uma festa mais agradável.

Contras

  • Pode ser um serviço mais demorado e pode gerar mais filas na entrada do casamento
  • Será necessário contratar um número maior de recepcionistas, caso queira que cada convidado seja levado pessoalmente em cada mesa.
  • Alguns convidados que não estão acostumados com esse serviço podem se incomodar em não poder escolher ele mesmo o lugar que gostaria de se sentar
  • Dá um pouco mais de trabalho para os noivos agruparem todos em mesas específicas ou setores.

Donato Fotografia

Donato Fotografia

Tuli e Vitor

Bruno Franco- Eternizart

Divulgação

Ricardo Hara Fotografia

Mesmo marcando a mesa ou setorizando o local que o convidado irá sentar, ele tem total liberdade de trocar de lugar durante a festa se desejar e se houver espaço livre. Nada é engessado e vale mais para ter uma organização melhor no início da festa.

Depois do jantar/almoço todos se soltam, vão dançar e tudo vira festa!!
Espero que tenha ajudado vocês nessa escolha!

Até o próximo!
Beijos

Silvia

Sou Apaixonada por tudo que é bonito e delicado. Perfeccionista por natureza, para mim são os detalhes que fazem a diferença na vida. Sou transparente e tenho um senso de justiça muito grande! Acredito que equilíbrio é fundamental em tudo! Para mim é uma satisfação muito grande participar ativamente da organização de todo o processo do planejamento até o grande dia e ver a concretização deste momento único na vida das pessoas!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 100px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-page-title .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://inesquecivelassessoria.com.br/wp-content/uploads/2019/01/4-Setorização-mesas-marcadas-casamento-jenny-e-tadashi-créditos-bruno-franco-fotografia-eternizart.jpg); }