Hoje nós queremos falar com você quais serão os cuidados e novos comportamentos em casamentos pós covid-19.
Como serão os casamentos e eventos neste novo momento? Quais serão as medidas adotadas após o fim do isolamento social? Quando os casamentos, festas e eventos voltarão ao normal?
Estamos num momento delicado, nunca vivido antes no mundo e no nosso caso, ainda mais impactante pois os eventos geram aglomerações de pessoas.
Essa incerteza deixa a todos muitos inseguros do futuro e de quando isso tudo vai passar.
Sabemos que no Brasil, cerca de 1 milhão de casamentos são feitos todos os anos. Neste período de quarentena, a estimativa é que 300 mil casais deixaram de mudar de estado civil. Pesquisa do Instituto Data Popular e da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais) indica que o setor de casamentos movimentou, em 2017 (o último dado disponível), R$ 18 bilhões. O levantamento também mostrou que esse mercado que vinha crescendo, desde 2013, em um ritmo de 25% ao ano.
Então imagine o impacto que este novo vírus e esta nova condição, gerou no universo dos casamentos e também nos eventos em geral.
Os Cuidados e Novos Comportamentos pós pandemia
Claro que não sabemos ainda quanto tempo tudo isso vai durar, e quando voltaremos ao normal, mas temos que estar preparados para nos reinventar e nos atentar principalmente em relação aos cuidados e novos comportamentos em Casamentos pós Covid-19 que muito provavelmente acontecerão após a quarentena. Alguns deles:
- Uso de máscaras por todas as pessoas (profissionais e convidados do casamento);
- Álcool gel na entrada da festa/ igreja, nas mesas dos convidados e até como lembrancinhas para uso na festa;
- Lavagem de mãos com maior frequência e atenção redobrada na limpeza dos banheiros, portas e maçanetas;
- Distanciamento maior dos convidados nos bancos da igreja ou cadeiras durante a cerimônia;
- Cumprimentos, abraços e beijos mais contidos (está parte é difícil hein?);
- Maior espaçamento entre as mesas dos convidados e entre lugares sentados na mesa;
- Redução do número de convidados (grupo de risco irá se resguardar por segurança);
- Mini Wedding ou Elopment Wedding podem ser uma tendência;
- Festas em residências (bem intimistas) podem ser uma opção;
- Oportunidade crescente de negócios com entregas de kits para festas (quitutes, doces e bolo);
- Pode haver uma maior busca por casamentos ao ar livre;
- Talvez oferecer os docinhos já embalados em caixinhas, evitando exposição na mesa de doces;
- Bolo verdadeiro na mesa de doces talvez seja substituído pelo cenográfico ou já seja cortado na cozinha e servido diretamente ao convidado;
- Serviço de gastronomia: redução do tempo de exposição dos alimentos, aumento das proteções sobre os alimentos e utensílios e talvez até substituição pelo serviço empratado;
- Entrega de convites: talvez terão que ser enviados integralmente via correio ou virtualmente;
- Reuniões com fornecedores: maior adesão a vídeo chamadas do que presenciais;
- Ensaios fotográficos em casa.
O Novo Momento
O futuro é muito incerto, mas com certeza, teremos que nos readequar a nova realidade que este vírus nos trouxe. Por isso, duas palavras de ordem são muito importantes neste momento para todos nós, EMPATIA e FLEXIBILIDADE.
Empatia para se colocar no lugar do outro, entender a situação e se predispor a colaborar em prol de um bem maior.
Flexibilidade para ajustar a agenda de todos os profissionais com as suas preferências de acordo com o que seja possível para ambas as partes e estar disposto a flexibilizar e abrir mão de uma data, horário ou profissional que não consiga se adequar ao novo cenário ideal.
Considerando que muitos eventos foram postergados para o segundo semestre e para o próximo ano, houve uma sobrecarga em datas e com isso as datas livres vão se esgotando com maior facilidade entre os profissionais.
Dicas importantes
Dicas para os Fornecedores: Sigam seu propósito com novas regras, com um novo olhar e apresentem soluções viáveis durante e pós isolamento social.
Dicas para os noivos/clientes: Calma! Nós, da Inesquecível Organização de Eventos, estamos aqui, todos juntos, para ajudar vocês a resolver esses imprevistos da melhor forma possível e seu casamento/evento será realizado, como planejou ao longo dos meses.
Relação Contratado x Contratante
Este é um momento de união e não de desavenças. Nos adiamentos ou cancelamentos de contrato, chegar num acordo amigável com o fornecedor é o melhor caminho, pois num cenário como esse, ninguém perde, ninguém ganha…estamos juntos no mesmo barco e temos que chegar num equilíbrio e num acordo para tornar o objetivo final, o sonho do cliente, o tão sonhado casamento, aniversário, evento, se tornar realidade, seja mais para o final do ano ou no próximo…
Vamos sair dessa juntos e fortalecidos!
Por isso, reforçamos: Não deixe de planejar o seu evento!
Reflexões e aprendizados
Neste momento ficamos mais carentes de atenção, afeto, e aquele velho ditado: “ a gente só dá valor quando perde” se torna a mais pura verdade. Nunca quisemos tanto ter liberdade de ir e vir quando nos vimos obrigados a permanecer em nossos lares para se proteger de um inimigo invisível e ainda desconhecido.
Mas acreditamos fielmente que nada acontece por acaso…
Talvez estivéssemos um pouco distantes fisicamente e emocionalmente das pessoas que realmente importam para nós. Talvez esta pandemia ajude a valorizar mais os encontros, a presença, a conversa, os risos, os olhos nos olhos, os momentos gostosos com a família e amigos.
O mais importante é ter a certeza que o sonho não acabou!
A celebração vai acontecer…as emoções serão sentidas…a animação da festa será muito maior…
Esperamos que passe logo (e com certeza vai passar!) e vamos festejar muitooo com todos aqueles que amamos, com muito mais intensidade, com um novo significado e dando valor a cada momento vivido!