Você está com dificuldade para definir a sua lista de convidados? Vamos te ajudar a fazer a sua lista e resolver este item que é decisivo em muitos aspectos na organização do casamento.
Percebemos ao longo destes anos que os casais tem bastante dificuldade com a definição da lista até próximo a data do casamento.
Apesar de ser um assunto sempre delicado, ela é o ponto de partida para iniciar o planejamento e irá nortear a definição do orçamento, a escolha do local e todas as contratações necessárias.
Por este motivo, queremos te ajudar com DICAS ÚTEIS para não se sentir culpada(o) ou causar estresse desnecessário durante a organização do casamento.
Por onde começar?
1º Faça uma lista inicial considerando família, amigos próximos, o pessoal do trabalho, os da faculdade, convidados dos pais, etc.
– se preferir, podem até categorizar estes grupos já nesta lista inicial (Família, Amigos, Trabalho) e fazer a lista 1, 2 e 3.
2º Estabeleça algumas regras entre vocês: vão convidar parentes distantes? Vão incluir crianças? E as pessoas do trabalho e os respectivos chefes? Como prosseguir no caso dos acompanhantes, namorados e ficantes, vão ser incluídos? Dessa forma seria bacana conversar caso a caso sobre esses convidados e estarem ambos prontos para ceder.
3º Estipule uma quantidade para cada um convidar do seu lado e mantenham sempre um equilíbrio entre as partes
4º Considere a proximidade: ou seja, as pessoas mais especiais, que moram em seu coração, aqueles que tem convívio diário e que participam da história de amor dos dois.
5º Os pais poderão convidar? Se vocês estão pagando a festa, não tem problema nenhum em estipular uma % para eles convidarem. Uma boa conversa, sem dúvidas, é válida para deixar tudo isto acordado desde o início.
6º O ideal é sempre convidar pelo menos 10 a 15% a mais da quantidade planejada de convidados pois sempre há quebras. Não é uma regra fixa, mas quanto menor a lista, menor a quebra e o contrário também é válido.
7º Um outro fator que interfere bastante nesta questão de quebras é avaliar quantos são os convidados de fora da cidade, estado ou país onde acontecerá o casamento. Pois, pode haver uma quebra maior neste caso também.
8º O RSVP ativo (Confirmação de presença) ajuda bastante para estimar melhor o número final de convidados e até mesmo para que possam convidar outras pessoas caso haja desistência em tempo hábil sempre avaliando se esta pessoa não se incomodará em receber o convite mais próximo ao casamento.
Quem convida para o casamento?
Pode haver divergências na lista de convidados entre o casal, é comum isso acontecer! O importante é vocês entrarem em um acordo.
Este fluxograma também ilustra bem todas as dicas que mencionamos acima e pode te dar mais clareza neste momento para dar os próximos passos.
Fonte: Lápis de Noiva
Com uma mudança ao longo dos tempos para casamentos cada vez mais intimistas, em que os noivos pagam tudo e muitos até moram juntos e possuem objetivos bem específicos, uma nova consciência é necessária em relação aos convidados, no caso passando de obrigação para compreensão.
Temos certeza que as pessoas que realmente gostam e se importam com o casal vão amá-las sempre independente de serem ou não convidadas.
Que estas dicas tenham sido muito uteis para vocês.
Para conhecer mais sobre nossos serviços e como trabalhamos. Acesse: https://bit.ly/3hKt0bt
Será um prazer te ajudar neste processo.
Deixe aqui seu comentário.
Um beijo e até nosso próximo post.